jusbrasil.com.br
3 de Março de 2021

Instagram pessoal e profissional

Junto ou separado?

Advocacionando  , Advogado
Publicado por Advocacionando
há 8 meses

Muitos advogados vivem o dilema de ter um perfil pessoal e outro profissional. Afinal, qual a melhor estratégia? Juntar tudo num perfil só ou separar pessoal e profissional?

Devo conciliar pessoal e profissional no Instagram - Falamedeiros

Analisando dezenas de perfis de advogados no Instagram, concluimos que existem os seguintes "estilos" de perfil:

  • Conteúdo estritamente profissional;
  • Conteúdo estritamente pessoal;
  • Páginas institucionais de escritórios de advocacia.
  • Perfis mesclados.

Não existe resposta certa para qual a melhor forma, mas para nós, a resposta, como de costume na Advocacia e no Direito, é o famoso depende.

Tudo depende de qual o seu objetivo com o uso das redes sociais, mais especificamente o Instagram. Assim, caso você vá usar o Instagram para alguma das opções a seguir, damos as seguintes dicas:

  • Lazer, meramente: não há necessidade de postar conteúdo profissional, e causará pouco impacto.
  • Gerar autoridade e atrair clientes: recomendamos perfil institucional, caso faça parte de um escritório de advocacia, ou perfil profissional como advogado ou advogada.

Nada impede que você mescle seu perfil pessoal com o profissional, caso não seja institucional. Inclusive você pode conseguir bastante engajamento dessa forma. Todavia, deve ter muito cuidado quanto a intercalação dos conteúdos profissional e pessoal, bem como deixar de postar conteúdos pessoais que possam prejudicar sua imagem perante os clientes ou prospectos, o que é bastante subjetivo e deve ser analisado caso a caso.

No Podcast Advocacionando você pode ouvir esse conteúdo de forma mais aprofundada.

Curtiu as dicas? Tem alguma sugestão? Deixa nos comentários!

Muito obrigado!

>>LINK DO PODCAST

Por Guilherme Chokailo e Rodrigo Guerin.

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pelo post! Entendo realmente que não há um padrão! A construção do engajamento da persona com seu público demanda uma sensível percepção! Filtros ou métricas como nível de escolaridade, interesse por determinado tema e a demanda de conteúdo podem, por muitas vezes, redirecionar um projeto inicial, com migração de um perfil essencialmente técnico para outro capaz de entreter, além de informar! Particularmente, encaro como certo desafio, se reinventar ou se adaptar sem se distanciar do propósito (informação como vetor de transformação social) na busca de um engajamento que supere números e alcance vidas! continuar lendo

De fato, o que importará na decisão, ao final, será mesmo a finalidade do perfil. Isto é, para que (m) você usa o instagram?

A análise das métricas é mesmo muito importante, especialmente para entregar o conteúdo certo à audiência, caso seja esta a finalidade do perfil.

No instagram conta muito a criatividade. Não a deixemos de lado, sob pena de misturarmo-nos à massa ignorada, que muito comumente produz conteúdo de qualidade, mas não obtém engajamento por tornar a sua "degustação" enfadonha.

Obrigado pelo comentário, um abraço! continuar lendo

Matéria interessante. Tudo depende do que você quer. continuar lendo

Não só no instagram, mas na vida. continuar lendo

Excelente matéria!

Penso que tentar mesclar os perfis é uma boa solução, mas exige muita atenção, sob pena de severos prejuízos. continuar lendo

Muito obrigado, Newton!

Acreditamos que fazer como você disse é uma excelente alternativa, e realmente exige muita atenção com relação ao conteúdo que se posta, além de exigir, em regra, mais tempo para a produção dos conteúdos.

Abraço! continuar lendo

Obrigada pelo artigo! Foi extremamente esclarecedor! continuar lendo

Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio! continuar lendo